A preocupação com proteção solar e prevenção ao câncer de pele devem ser constantes na vida dos esportistas.

Por isso volto ao tema, com informações importantes detalhadas pelo Dr Joel Steinman em seu livro Surf e Saúde. Paulista radicado em Floripa, ele é fera no tema. Além de cuidar da saúde de importante surfistas, também é o medico responsável de grandes eventos como IronMan e etapas do Circuito Mundial de Surf.

Felizmente a sociedade, através dos pais, professores, médicos, clubes e associações, assumiu a responsabilidade de ensinar às crianças sobre os efeitos nocivos da superexposição solar e de como evitá-los. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que aos os jovens de 18 anos já tenham recebido cerca de 75% da exposição solar prevista para toda a sua vida. Portanto, para não aumentar as estatísticas de incidência das lesões pré-cancerígenas, ou mesmo do câncer, é bom seguir as dicas e conselhos do Dr Joel:

1 – Mais surf e menos sol. Tente evitar o surf entre 10 e 15 horas. Neste intervalo as radiações solares nocivas estão no auge. Lembre-se que, quanto mais próximo à Linha do Equador, maior ainda é o nível de radiação;

2 – Roupas adequadas no surf. Use proteção total com lycra de manga comprida;

3 – Use protetor solar à prova d'água, com fator de proteção 30 ou superior. Aplique o protetor em todas as áreas expostas ao sol, incluindo lábios, nariz e orelhas;

4 – Mantenha-se hidratado, bebendo generosamente quantidades de líquido, em especial com suco de frutas e com cenoura, que contém betacaroteno;

5 – Faça um “auto-check-up regularmente. Examine detalhadamente sua pele. Atualmente, 1 em cada 7 americanos desenvolverá câncer de pele. No Brasil não conhecemos os dados exatos. A boa notícia é que a maioria destas lesões pode ser completamente curada, se diagnosticada precocemente.

 

 

O QUE É FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (FPS)

O fator de proteção solar (FPS) indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem que haja queimadura na pele. Um fator 30, por exemplo, permite que uma pessoa se exponha ao sol, sem se queimar, por um período 30 vezes maior do que seria se não estivesse usando o produto. Supondo que, sem a proteção a pele comece a queimar em 5 minutos, com um FPS 30 a pele vai resistir sem queimar cerca de 150 minutos (30x5).

 

Além dos filtros solares com proteção UVA, para prevenir o envelhecimento da pele, e UVB, para evitar queimaduras e permitir a pigmentação, os protetores solares de primeira linha incluem também agentes hidratantes e emolientes para corrigir e compensar a desidratação e o ressecamento da pele, além de vitaminas e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.

 

Os protetores solares devem sempre ser aplicados em pele seca, 20 minutos antes de entrar na água. Se a intenção é ficar no surf por muitas horas, é preciso usar um fator de proteção mais elevado desde o início.

 

A PODEROSA AJUDA DE SUNTECH

Você sabia que SunTech Grip System desenvolveu uma fórmula exclusiva de absorção extra-rápida? Então, você não precisa esperar 20 minutos pra entrar na água: é só passar e cair no mar!

 

Grip System é um inovador sistema de fixação do protetor solar na pele, que mantém sua ação de proteção por mais de 5 horas, dentro e fora da água, mesmo durante as práticas de alta performance. O sistema promove também uma incrível ação de aderência entre atletas e seus equipamentos esportivos. Eu, Serginho Laus, uso e recomendo!


Quer saber mais sobre o Dr Joel Steinman?

www.instagram.com/drjoelsteinman

https://www.facebook.com/Dr-Joel-Steinman-744976185563524/